top of page

CNV Pode ser o meio para congregar comunidades divididas?

  • Por Antonia Jenkins (ASM London)
  • 28 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Por Antonia Jenkins, Membro da equipa ASM, Mediadora Comunitária e de Local de Trabalho, Coach de Conflitos e Formadora.

Publicado em Inglês em 27 de dezembro de 2016 (http://bit.ly/AJenkins_CNV_Eng), Adaptado e publicado em Português em 28 de Dezembro por David Santiago ASM Lisboa (http://bit.ly/AJenkins_CNV).

Recentemente, assisti à exibição de um documentário feito por Carolyn Davies, "Aos olhos dos bons". Ele é passado no Nepal e lida com a cura de várias fações na era pós-luta maoista e a necessidade de curar as muitas feridas de físicas e emocionais deixadas.

Embora anteriormente tivesse feito formação em CNV fui profundamente tocada pela profundidade da emoção e da cura que o programa nepalês trouxe para as muitas e muito gravemente afectadas comunidades. Fiquei impressionada com o fato de muitas vítimas estarem a ser OUVIDAS.

Claro que como Mediadora e Coach de conflito usei princípios NVC no decurso da mediação e da Formação mas este documentário ajudou-me a perceber o quanto mais poderia ser feito com a CNV, uma ferramenta "por excelência", e como ela poderia ajudar a unir algumas das nossas comunidades mais fragmentadas.

Estamos todos sentindo as consequências da votação da Brexit. Independentemente da forma como nós votamos, encontramos amigos e comunidades divididas e entrincheiradas umas contra as outras. Pergunto-me se não poderíamos todos nós beneficiar em assistir a este filme e envolver-se num tipo similar de fórum CNV para ajudar as pessoas a reconhecerem claramente suas próprias necessidades básicas e reconciliarem-se com aquelas do "outro". Fazê-lo poderá incentivar a compreensão e aceitação já que o processo baseia-se em trazer para fora a empatia em cada um de nós.

Recomendo a quem estiver interessado em mediação, reconciliação e justiça restaurativa a assistir ao documentário - pode ser encontrado no YouTube (youtube.com/watch?v=RqA2OydkXgg)

Por favor entre em contato com a ASM, se acha que esta abordagem poderia ser útil em sua comunidade. Não há nenhuma necessidade de esperar até 2017.

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 WEB DESIGN: Inês Santiago (PEACEFUL RESOLUTION) 2016

bottom of page